Mais de 36 mil passes de pessoas com deficiência são suspensos

Sem recadastramento, gratuidade no transporte público é anulada

Por falta de recadastramento no sistema, 36,4 mil usuários com deficiência, que têm direito à gratuidade no transporte público, tiveram o benefício cancelado. Para reativar o Cartão +Especial, o interessado deve comparecer à estação de metrô da 112 sul ou acessar o site do Bilhete Único para renovar o cadastro.

Para fazer o renovação do cadastro, o beneficiário precisa levar um documento de identificação e o laudo médico que comprove a deficiência. A reativação do benefício leva 20 dias para ser concluída.

Até maio deste ano, o benefício cobria 64,2 mil cartões, mas apenas 43,3% desses usuários — cerca de 27 mil pessoas — fizeram o recadastramento obrigatório, previsto em lei. O diretor-geral do DFTrans, Marcos de Andrade, não soube precisar quantos desses cartões cancelados eram alvo de fraude.

Segundo Andrade, as suspensões devem gerar uma economia de R$ 5,1 milhões por mês aos cofres públicos.

O atendimento na estação do metrô acontece de segunda a quinta-feira, das 8 às 18 horas, e na sexta, das 8 às 17 horas. Em caso de dúvida, o beneficiário pode procurar a Ouvidoria do DF pelo telefone 162 ou o serviço de informações no número 156.