Mais de 300 presos foram detidos durante saídas temporárias em SP ano passado

Mais de 300 presos foram detidos durante saídas temporárias ano passado

Aumentou em 22% o número de detentos que foram presos praticando outros crimes durante as saídas temporárias do ano passado em todo o estado de São Paulo. Segundo levantamento da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), o número passou de 257 casos registrados em 2016 para 315 em 2017. A maioria dos crimes ocorreu na saída do Natal.

Essa estatística leva em conta apenas as prisões ocorridas durante os dias em que os detentos gozavam o benefício da saída temporária fora dos presídios. Não são considerados, por exemplo, presos que não retornaram da saída temporária e acabaram detidos em outras datas.

A saída temporária é um benefício previsto na Lei de Execuções Penais. Ela consiste em saída da prisão, "por prazo não superior a sete dias, em até cinco vezes ao ano". Têm direito ao benefício "condenados que cumprem pena em regime semiaberto, de bom comportamento".

O preso que não retorna à cadeia é considerado foragido e perde automaticamente o benefício do regime semiaberto.

Crime no Morumbi

Ontem, 14, o delegado da Polícia Federal Mauro Sérgio Sales Abdo, de 55 anos, foi assassinado dentro de casa, próximo ao Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, por um preso beneficiado pela saída do Dia das Mães, no último fim de semana. Renato Oliveira Pereira, de 33 anos, e seu comparsa invadiram a casa do delegado Abdo, que reagiu ao assalto, foi baleado e morreu.

Segundo a Polícia Civil, Renato já foi fichado cinco vezes por roubo.