Maceió vacinou 2,5 mil crianças e atingiu 31% de cobertura, em ação com Queiroga

Mobilização com prefeito JHC e ministro da Saúde promoveu imunização pediátrica contra covid

Em evento que contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do prefeito João Henrique Caldas, o “JHC” (PSB), Maceió registrou no último sábado (12) seu melhor desempenho da vacinação pediátrica contra a covid-19 desde o início da imunização desse público, em 17 de janeiro. A ação no ponto de vacinação do Terminal do Osman Loureiro, no bairro do Clima Bom, fez a capital alagoana bater recorde de 2.523 crianças vacinadas contra a covid-19 em um dia.

A população atendeu à convocação da Prefeitura de Maceió, que promoveu uma atividade especialmente dedicada ao público de 5 a 11 anos, recebeu o público infantil com toda a estrutura de atendimento voltada para crianças, com atividades recreativas, distribuição de lanche e animação no espaço de espera após a vacinação.

Foi neste espaço que o prefeito JHC e a secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes, receberam o ministro Queiroga, que reconheceu o desempenho da campanha de vacinação contra a covid-19  em Maceió.

“Temos uma das campanhas de vacinação mais reconhecidas no mundo, que é um orgulho da saúde pública brasileira. Hoje estamos nessa ação direcionada às nossas crianças de cinco a 11 anos e as vacinas pediátricas estão aí para que os pais exerçam o direito de vacinar seus filhos e ajudar a enfrentar a covid-19. É importante que todos estejam protegidos. A vacinação das crianças em Alagoas é puxada pela cidade de Maceió. As crianças são o futuro do nosso Brasil, e a vacina está aí para que todos se vacinem e a vacinação possa avançar de maneira uniforme”, afirmou o ministro, que na ocasião vacinou três meninas – Maria Eduarda, de 11 anos; e as gêmeas Sofia e Bianca, de 7 anos.

Crianças de Maceió tiveram direito a lanche e recreação, após vacinação contra covid-19. Foto: Bruno Wesley/Secom Maceió

Até o momento, a Prefeitura de Maceió aplicou 30.289 doses de vacinas pediátricas, alcançando 31,04% da população elegível para a faixa etária de cinco a 11 anos.

Para a gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Eunice Amorim, os avanços na vacinação em Maceió são resultado do investimento em profissionais qualificados e na estrutura desenvolvida pela Prefeitura para imunização da população da capital.

“Cada avanço na campanha de vacinação contra a covid-19 é um marco importante no esforço da Prefeitura de Maceió para o controle da pandemia. Resultado da infraestrutura e logística desenvolvidas, da mobilização e do trabalho continuado na capacitação e da dedicação dos profissionais envolvidos para levar a vacinação aos maceioenses. É notório o efeito benéfico da vacina, diminuindo as complicações e internações pela doença a cada etapa da campanha. Precisamos ampliar a cobertura vacinal e a adesão à vacinação pediátrica é fundamental para que possamos voltar à normalidade”, afirma Eunice Amorim.

Confira documentação para vacinação pediátrica

Para vacinar as crianças de 5 a 11 anos, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais ou de adulto responsável. Os pais devem apresentar o próprio documento de identificação com foto, CPF e documentação da criança, que deve ser RG ou Certidão de Nascimento e Caderneta de Vacinação, CPF ou Cartão SUS.

Caso os pais não estejam presentes, é necessário o preenchimento do Termo de assentimento para administração da vacina Comirnaty-Pfizer Pediátrica, além da cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação. Por fim, a Caderneta de Vacinação da criança e o CPF ou Cartão SUS.

Onde vacinar as crianças

A vacinação pediátrica está disponível de segunda a sábado, apenas nos quatro pontos fixos de vacinação, que funcionam no Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom), na Praça Padre Cícero (Benedito Bentes) e no Papódromo (Vergel do Lago), no horário das 9h às 16h. No Maceió Shopping (Mangabeiras), das 9h às 21h.

Os quatro pontos também vacinam  adolescentes e adultos. Nos demais pontos de vacinação, instalados em unidades de saúde e nos dois Centros de Atendimento ao Turista (CATs), da Ponta Verde e da Rodoviária, não há vacinação pediátrica. Estes locais ofertam  vacinas para adolescentes, a partir dos 12 anos, e para adultos e idosos.

Caso a criança não tenha CPF ou Cartão do SUS será necessário apresentação da Certidão de Nascimento. Para as crianças com comorbidades, também será necessário apresentar a prescrição médica, que ficará retida no local da vacinação.

Salvo as crianças com comorbidades, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não exigirá prescrição médica nem cadastro prévio para a vacinação de crianças que deverão estar obrigatoriamente acompanhadas pelos pais ou responsáveis e, na ausência destes, por adulto com declaração de autorização assinada pelos pais. (Com informações da Ascom SMS)