Van Hattem reage à aprovação do novo Marco Fiscal: “negociatas com o governo”
O deputado lançou olhar sobre a redução no número de deputados de oposição na Câmara
Para o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) a aprovação do novo Marco Fiscal pela Câmara dos Deputados revela um fluxo constante no balcão de negociações entre Legislativo e governo Lula. “Infelizmente a Câmara tem se mostrado cada vez mais suscetível a participar das negociatas com o governo”, considera o vice-líder da oposição.
Por ocasião da aprovação da nova regra fiscal, Van Hattem lança olhar sobre o que ele considera um processo de diminuição da oposição na Casa de Leis. “É lamentável que uma maioria que havia sito eleita para ser oposição ao governo do PT agora se reduz a uma minoria de oposição”.
Liberal, o deputado avalia que a consequência da aprovação da proposta, que segue à sanção presidencial, será “o aumento de gastos e a busca por mais fontes de recursos para pagar a conta. Isso significa aumento de impostos”.
A Câmara ignorou a maior parte das medidas incorporadas pelo Senado no corpo do arcabouço fiscal, como flexibilidade para privatização de estatais, medidas austeras para controle de gastos e a criação de um comitê para modernização da regra fiscal.