Senador encontra família de brasileiro refém do Hamas

Michel Nisenbaum tem 59 anos, é comerciante e desde os 13 anos vive em Israel

Em Israel, o senador Carlos Viana (Podemos-MG) conversou com a família do brasileiro Michel Nisenbaum, que está desaparecido desde 7 de outubro, dia em que Israel sofreu um ataque terrorista por parte do Hamas. A família recebeu mensagem do governo de Israel dizendo que o brasileiro possivelmente é um dos reféns do grupo terrorista, em Gaza. Michel tem 59 anos,  é comerciante e desde os 13 anos vive em Israel.

O senador Carlos Viana cobrou esforços do governo brasileiro pela liberação de Nisenbaum.   “Assim como o governo brasileiro se preocupou tanto em repatriar nossos irmãos que estavam em Gaza, deveria também se preocupar com esse brasileiro que pode estar nas mãos dos terroristas”, disse Viana.

 

A filha do brasileiro, Mihal contou como foi o desaparecimento. “Ele estava na base militar com uma das filhas no momento em que começou a tocar a sirene, no dia do ataque, e desde então não temos mais notícias dele. Não sabemos se está vivo, morto ou machucado. Queremos ajuda de todos para trazê-lo para casa”, disse.

 

A família ainda informou que ele toma remédios controlados e tem doenças crônicas. “Ele tem diabetes e doença de crohn. Ele precisa tomar os medicamentos e, infelizmente, a Cruz Vermelha não tem acesso aos reféns do Hamas”, disse.

 

O senador Carlos Viana, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, chefiou uma comitiva de parlamentares brasileiros que chegou em Israel na última quarta-feira (6) e permaneceu até o início desse sábado (9). Os parlamentares já tiveram reuniões com congressistas israelenses, com o alto comando dos Ministérios das Relações Exteriores e da Defesa.