Salles sobre a COP-28: Brasil volta sem nada, como foi

"Os países ricos não eliminaram os combustíveis fósseis", completou o paulista

O ex-ministro do meio ambiente, deputado Ricardo Salles (PL-SP), disse ao Diário do Poder que a Conference of the Parties (COP-28) acabou “sem nenhum resultado positivo. Os países ricos não eliminaram os combustíveis fósseis. Por outro lado, não regulamentaram o mercado de carbono, continuando a dar calote nos países em desenvolvimento”.

Salles ainda lançou avaliação sobre a diferença entre as ‘passadas de pano’  para a presença da atual ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na Conferência, e as críticas sobre desempenho endereçadas a ele, enquanto foi ministro na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“O Brasil volta da COP da forma que foi: sem nada. Por tanto, mostra claro que a crítica que era feita contra nós, contra o governo do presidente Bolsonaro era demagógica feita por aqueles que tiveram seus esquemas zerados e torneira fechada”.

O paulista ainda afirmou que ‘pagou o preço’ por cortar, durante sua gestão à frente do ministério do Meio Ambiente, vínculo com as entidades atualmente investigadas pela CPI das ONGs, no Senado.

“Há uma grande promiscuidade, uma ciranda de pessoas. Eles contratam, eles pagam, eles não cobram. Isso precisa ser explicitado. A sociedade brasileira, no que diz respeito a recurso público e a dinheiro externo, tem a obrigação de cobrar”.