Apenas metade dos inscritos fez o ‘Enem dos concursos’

Eram mais de 2,1 milhões de inscritos para 6.640 vagas em 21 órgãos

Fracassou ou “flopou” o primeiro Concurso Público Nacional Unificado, conhecido como o “Enem dos Concursos”: dos mais de 2,1 milhões de inscritos, compareceram apenas cerca de metade. Para a realização das provas , o governo mobilizou mais de 650 agentes da Polícia Federal em todos os estados e no Distrito Federal.

As provas ofertavam 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos da administração pública federal, tornando-se o maior concurso público já realizado no país. A magnitude do evento exigiu uma operação integrada de segurança coordenada pelo Ministério da Justiça, com a PF na linha de frente das ações de prevenção e repressão a fraudes.

O Centro Integrado de Comando e Controle das Forças de Segurança, instalado em Brasília, foi o coração dessa operação, monitorando em tempo real a aplicação das provas em todo o território nacional. Além das funções de polícia judiciária, a PF também atuou em operações de inteligência, visando antecipar e neutralizar qualquer tentativa de irregularidade.

A Força Nacional, por sua vez, esteve presente em sete estados: Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul e Roraima, reforçando a segurança em regiões estratégicas durante a realização do certame.