Confederaçao Israelita vai pedir inquérito policial contra Genoino
"O boicote a judeus foi uma das primeiras medidas adotadas pelo regime nazista", adverte a entidade
A Confederação Israelita do Brasil (Conib) divulgou que vai encaminhar a abertura de inquérito policial por racismo contra o ex-deputado José Genoino, que pediu um ‘boicote’ a empresas comandadas por judeus durante live transmitida por um portal de notícias. A confederação justificou que também fará pedido de medidas cautelares para que Genoino “seja impedido de fazer isso de novo, pois representa um risco à comunidade judaica e também caracteriza incitação ao crime”.
A entidade repudiou a declaração do ex-presidente nacional do PT e fez apelo a políticos brasileiros “que atuem com moderação e equilíbrio diante do trágico conflito no Oriente Médio pois suas falas extremadas e em desacordo com a tradição da política externa brasileira podem importar as tensões daquela região ao nosso país”.
E acrescentou: “O boicote a judeus foi uma das primeiras medidas adotadas pelo regime nazista contra a comunidade judaica alemã, que culminou no Holocausto”.
O ex-presidente nacional do PT criticou o abaixo-assinado feito por empresários contra o apoio do governo Lula à acusação de Israel por genocídio. Além do boicote à empresas comandadas por judeus, Genoino sugeriu que o Brasil deixe de fazer negócios com o Estado de Israel. “Há por exemplo boicote a empresas vinculadas ao estado de Israel. Inclusive eu acho que o Brasil deveria cortar as relações comerciais na área da segurança e na área militar com o estado de Israel”, declarou durante a live.