Comissão discute MP decepcionante para agro gaúcho

Audiência está marcada para esta terça-feira (13), às 10h

A Comissão Externa sobre danos causados pelas enchentes do Rio Grande do Sul se reúne, na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (13), no plenário 1 do Anexo II, para tratar do que parlamentares chamam de “insuficiente” na Medida Provisória (MP) 1.247/2024, editada pelo governo federal para a retomada do agronegócio no estado gaúcho após a calamidade das enchentes.

“A Medida Provisória, claramente, foi insuficiente, foi uma decepção total. Esperávamos mais do Governo Federal. São três meses desde o início da calamidade. Muitos agricultores estão sofrendo enormes perdas e estão com muitas dívidas. Há pouquíssima coisa resolvida. Jogar uma MP no colo do Congresso Nacional não é a solução, já que a sua tramitação não vai na velocidade do que os nossos produtores precisam”, detalhou o presidente da comissão, deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS).

Segundo ele, a audiência convocada tem a intenção de expor as fragilidades no trabalho desempenhado pelo governo Lula em favor dos produtores rurais atingidos pela calamidade em questão.

“Se o ministro nos passou a responsabilidade com a Medida Provisória, pode ter certeza que nós iremos trabalhar em cima da solução. Está difícil chegar em Brasília, em razão da falta das atividades do aeroporto em Porto Alegre, mas não tem desculpa: nem que seja a cavalo, nós iremos realizar essa reunião”, arrematou o parlamentar.