CCJ da Câmara confirma votação de PECs que reduzem poder do Supremo

Pacote de proposituras deve 'garantir harmonia entre os poderes', diz presidente da CCJC

A presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, Caroline De Toni, confirmou que, na próxima terça-feira (27), o principal colegiado da Câmara apreciará as Propostas de Emenda à Constituição (PEC) que buscam, respectivamente, dar ao Congresso poder para reverter decisões dos ministros do STF e restringir decisões monocráticas dos mesmos.

Segundo a presidente da Comissão, o pacote a ser analisado tem como objetivo “garantir a harmonia, o equilíbrio e a independência entre os Poderes da República”. De acordo com De Toni, a proposta “visa aperfeiçoar as regras que tratam das competências institucionais, assegurando o pleno funcionamento das instituições”.

Ela enfatizou que “não se trata de uma resposta direcionada a qualquer ministro ou Poder específico. As proposições têm como finalidade garantir o pleno funcionamento das instituições, trazendo mais segurança jurídica para todos que compõem o Poder Legislativo, Executivo e Judiciário”.

E completou: “Esse pacote atende à parcela majoritária do Congresso e, consequentemente, da população. É uma sinalização de paz, equilíbrio e harmonia. Estamos abertos a ouvir todos os membros de cada poder”, concluiu a presidente da CCJ.