Arthur Lira repudia violência decorrente de manifestações políticas

Presidente da Câmara ressalta que democracia pressupõe debate de ideias

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), divulgou nota em que repudia atos de violência decorrentes de manifestações políticas. Lira fez referência ao assassinato do tesoureiro do PT no Paraná, Marcelo Aloízio de Arruda, na comemoração de seu aniversário. O petista foi morto a tiros ontem (10), por Jorge José da Rocha Guaranho, um policial simpatizante do presidente Jair Bolsonaro que invadiu a festa.

A festa tinha como tema o ex-presidente Lula e, segundo a imprensa, Guaranho invadiu o evento proferindo palavras de ordem como “Aqui é Bolsonaro” e “Lula ladrão”.

Lira pediu respeito à democracia e à garantia da defesa de posições partidárias. “A Câmara dos Deputados repudia qualquer ato de violência, ainda mais decorrente de manifestações políticas. A democracia pressupõe o amplo debate de ideias e a garantia da defesa de posições partidárias, com tolerância e respeito à liberdade de expressão”, disse Lira.

“A campanha eleitoral está apenas começando. Conclamo a todos pela paz para fazer nossas escolhas políticas e votar nos projetos que acreditamos. Esta é a premissa de uma democracia plena e sólida, como a nossa”, afirmou o presidente por meio de suas redes sociais.

As lideranças da Oposição e da Minoria também divulgaram nota conjunta repudiando o assassinato e a violência política. “Esperamos que o crime que tirou a vida de Marcelo Arruda seja o último desse tipo que testemunhamos no Brasil”, assinam os líderes.