Líder de movimento social é preso por extorsão e organização criminosa

Durante a operação, 12 mandados de prisão serão cumpridos ao longo do dia

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu na manhã desta terça’feira (1/12), um grupo ligado a movimentos sociais acusados de extorsão. A Operação Varandas é comandada pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado e os agentes cumprem 12 mandados de prisão por organização criminosa.

Edson Francisco da Silva é um dos principais líderes do Movimento de Resistência Popular (MRP), está entre os presos. As investigações dizem que o grupo se aproveitava financeiramente das famílias que são beneficiadas por auxílio aluguel.

Quatro armas de fogo, um carro de luxo e R$ 26 mil, em dinheiro, foram apreendidos até o momento.

Ao longo de 2015, integrantes do Movimento Resistência Popular pelo Direito à Cidade (MRP) ocuparam cinco endereços diferentes. Em setembro, passaram uma semana em frente ao Ministério das Cidades e mais de dois meses no estacionamento da Secretaria de Agricultura, à margem do Eixão Norte, em barracas de lona.

Os integrantes passaram uma semana em frente ao Ministério das  Cidades e mais dois meses no estacionamento da Secretaria de Agricultura em barracas de lona.

Por último ocuparam o Torre Pálace Hotel, no Setor Hoteleiro Norte, onde parte do grupo ainda continua. Na manhã desta terça,  a Polícia fez buscas no local.