Lei determina que órgãos públicos deverão adotar sistema de economia de água

Devem ser instaladas válvulas de descarga com duplo acionamento

Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta segunda-feira (31) a Lei 5.535/2015, de autoria da deputada Luzia de Paula (PEN), que determina que os órgãos públicos da administração direta e indireta do DF instalem válvulas de descarga com duplo acionamento nos sanitários localizados em suas dependências. O objetivo é reduzir o consumo de água, reduzindo o impacto ambiental.

As válvulas de descarga com duplo acionamento proporcionam a redução do volume de água utilizado através do acionamento de duas teclas, sendo elas parcial e total, para limpeza de líquidos através de uma descarga econômica e para limpeza sólida através de uma descarga completa.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia) para atender às necessidades de consumo e higiene. No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.

A deputada Luzia de Paula defende a preservação da natureza, tendo em vista o quadro de escassez de água que o País enfrenta. "Economizar água é pensar no futuro e a válvula de descarga com duplo acionamento reduz o volume de água utilizado, proporcionando uma economia de aproximadamente 30%" finaliza a deputada.