O maior parque urbano do mundo fica no Brasil; saiba onde

Esse patrimônio cultural é chamado de Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek e tem 420 hectares

O maior parque urbano do mundo tem 420 hectares, 45 anos de história e fica no Brasil! É o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek e está localizado em Brasília, capital do país.

Tombado como patrimônio cultural, o Parque da Cidade foi projetado na década de 1970, pelo urbanista Lúcio Costa. Os arquitetos Oscar Niemeyer e Glauco Campello, o paisagista Roberto Burle Marx e o pintor Athos Bulcão também contribuíram para a criação desse parque, no coração da capital federal.

Trata-se de um dos principais e mais extensos centros de lazer ao ar livre da cidade, concentrando quadras de esportes, lagos artificiais, parque de diversões, centro hípico e pistas de caminhada, patinação e ciclismo.

Originalmente recebeu o nome de Rogério Pithon Farias, um jovem – filho do então governador, Elmo Serejo Farias – que morreu em um acidente de carro aos 19 anos. Mas, em 1997, foi renomeado para Parque Dona Sarah Kubitschek em homenagem à ex-primeira-dama do Brasil, esposa de Juscelino Kubitschek.

Sua criação aconteceu da necessidade de ocupação dos limites da cidade para protegê-la de invasões. Naquele momento, Brasília e, principalmente, sua população cresciam exponencialmente.

O parque foi inaugurado pelo presidente Ernesto Geisel e pelo governador Elmo Farias, em 1978.

Situado na Asa Sul, em Brasília, o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek funciona das 8h às 18h30 e possui uma ótima infraestrutura de lazer. Por lá, você pode praticar diversas atividades esportivas em mais de 20 quadras disponíveis:

– 14 quadras poliesportivas;
– 3 quadras de futebol de campo;
– 8 quadras de futebol de areia;
– 12 quadras de vôlei;
– 5 quadras de tênis;
– pista com percursos de até 10 km.

Esse parque urbano é ideal para quem quer aproveitar momentos de lazer na companhia de amigos e familiares. Além de descansar e recarregar a energia, são ótimos lugares para praticar exercícios físicos, como corridas e caminhadas.