Deputado protocola impeachment de Lula por fala de ódio contra Moro

Bibo Nunes alega que as declarações sobre o ex-juiz ‘violaram a probidade na administração’

O deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) protocolou um pedido de impeachment do presidente Lula (PT) na Câmara dos Deputados, por suas declarações contra o senador Sergio Moro (União-PR). Em entrevista, Lula disse que pensava em vingança contra o ex-juiz quando estava na prisão.

“Essa declaração viola a imunidade assegurada ao membro do Congresso, com nítido caráter de vingança contra o senador eleito democraticamente e procede, de modo incompatível, com a dignidade, a honra e o decoro do cargo de presidente da República. A ofensa nutre sentimento de vingança e não serve de exemplo para o povo brasileiro”, disse o deputado, ao protocolar o pedido na noite desta quarta-feira, 22, horas depois que a Polícia Federal desarticulou uma ação criminosa que tinha entre alvos de assassinato Sérgio Moro.

A fala polêmica de Lula aconteceu em entrevista ao site Brasil 247 na terça-feira, 21. “De vez em quando ia um procurador, de sábado ou de semana, para visitar, ver se estava tudo bem. Entravam três ou quatro procuradores, e perguntavam ‘tá tudo bem?’, e [eu respondia] ‘não tá tudo bem, só vai estar bem quando eu f… esse Moro’”, disse. “‘Eu tô aqui para me vingar dessa gente’, eu falava todo dia que eles entravam lá, ‘se prepare que eu vou provar [inocência]’”, comentou.

O pedido de impeachment precisa ser aprovado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sem prazo para análise. Para que o pedido seja julgado pelo Senado, é preciso que obtenha o voto de pelo menos 342 deputados.