Acompanhado de Janja, Lula presta última homenagem a Pelé

Presidente participou de cerimônia religiosa na Vila Belmiro e deixou velório após cerca de 15 minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja prestaram suas últimas homenagens ao Rei Pelé na manhã desta terça-feira, 3. Eles chegaram à Vila Belmiro, onde estava sendo velado o corpo de Edson Arantes do Nascimento, um pouco depois das 9h da manhã. A agenda foi a primeira de Lula como presidente fora de Brasília.

Para a presença do presidente, foi montado um esquema de segurança desde as primeiras horas da madrugada. Ele foi aplaudido por algumas das últimas pessoas que passavam ao lado da tenda onde estava o caixão. Alguns torcedores aplaudiram o chefe de Estado e, depois, cantaram o hino do Santos.

Ao se aproximar do caixão, Lula abraçou os parentes do Rei do futebol. Pouco depois, foi iniciada uma cerimônia religiosa. O presidente ficou ao lado do padre Javier Mateo Arana, da diocese de Santos.

Por volta das 9h30, o presidente e Janja deixaram o local sem falar com a imprensa.

Multidão se despede do Rei

Mais de 150 mil pessoas compareceram ao velório de Pelé, até a manhã desta terça.

O Rei do futebol morreu no último dia 29, depois de um mês internado no Hospital Albert Einstein, na Capital. Ele tratava de um câncer no cólon. O quadro sofreu agravamento no dia 21 de dezembro, quando o boletim médico indicava “progressão oncológica”, com necessidades de cuidados para as funções renais e cardíacas.

O velório terminou às 10h desta terça e por volta das 10h30 foi iniciado o cortejo, que passou pelo Canal 2 até a praia, indo até o Canal 6. No retorno, o corpo do Rei passou em frente a casa de sua mãe e prosseguiu para o Memorial.

O corpo será enterrado em cerimônia fechada no cemitério Memorial Necrópole Ecumênica.

A ausência de ex-jogadores campeões e da Seleção atual no velório de Pelé foi bastante criticada.