Lago Paranoá só atingirá nível máximo no final de 2014

Medidas da Adasa registram que Paranoá só registra máximo em 2014

Os níveis de água no Lago Paranoá em Brasília, em 2014, serão semelhantes aos desse ano, com alterações previstas apenas para os meses de outubro e dezembro. A quantidade de água é definida pelo Grupo de Acompanhamento dos Níveis Altimétricos do Lago, com base nos anos anteriores.

A cota de mil metros acima do nível do mar só será atingida no dia 20 de dezembro de 2014. Antes disso, os níveis serão aumentados em até 5 cm acima do mínimo, para favorecer competições náuticas, que acontecerão nos finais de semana do dia 12 de outubro e 2 de novembro do ano que vem. Com o aumento da cota, os barcos terão maior facilidade de se movimentarem nos atracadouros.

A proposta visa a garantir o uso do lago para múltiplas finalidades como geração de energia, abastecimento humano, pesca, lazer, navegação e outras modalidades esportivas.

Segundo Camila Campos, coordenadora de Informações Hidrológicas da Superintendência de Recursos Hídricos da Adasa, os estudos realizados com base nos anos anteriores indicaram a viabilidade de manter os níveis próximos ao observados em 2013, com o máximo de 1.000,80 e mínimo de 999,80 metros acima do nível do mar.

O gráfico comparativo dos níveis observados diariamente pode ser acompanhado no site aqui.

Resolução da Adasa que estabelece os níveis ainda será publicada este ano. O Grupo de Acompanhamento é formado por representantes da Adasa (coordenação), CEB, Caesb, Marinha do Brasil, Secretaria de Turismo, Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde, Comitê de Bacia do Paranoá, Ibram, Semarh e Federação Náutica.