JHC critica governo esbanjador de Alagoas que gerou dívida de R$10 bilhões
Prefeito de Maceió criticou inchaço de despesas e gestão irresponsável e imediatista de Renan Filho
Ao comentar reportagem que denuncia herança de despesas inchadas e dívida de R$ 10,6 bilhões que o governador Renan Filho (MDB) deixará para o próximo gestor de Alagoas, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o “JHC” (PSB), condenou a gestão do emedebista, classificada como irresponsável, esbanjadora e imediatista.
“Retrato de um governo irresponsável fiscalmente, esbanjador e imediatista, que não tem um plano claro de desenvolvimento econômico, que não pensa nas futuras gerações, uma hora o passado tocará as nossas costas e esses irresponsáveis provavelmente estarão bem longe”, criticou o prefeito, ao comentar reportagem de capa da Gazeta de Alagoas, no último fim de semana.
JHC tem sido incentivado a renunciar ao seu mandato de prefeito da capital alagoana, iniciado no ano passado, para poder disputar a sucessão para o governo de Alagoas, como nome da oposição a Renan Filho, com apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
O prazo da Justiça Eleitoral para a desincompatibilização termina ao final desta semana, quando JHC decidirá se permanece no cargo ou mantém seu apoio ao nome do senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) para governador. Pesam nesta decisão o fato de que, se houver vitória e posse do senador tucano no cargo de governador de Alagoas, a mãe do prefeito JHC, Eudócia Caldas, assume o mandato de senadora, por ser suplente de Rodrigo Cunha.
O Diário do Poder buscou uma posição do governo de Alagoas e de Renan Filho sobre as críticas, mas não obteve respostas de sua assessoria.
Decisão esperada
Há muita expectativa pela decisão de JHC, mas aliados já desacreditam na possibilidade de renúncia para a candidatura. Apesar do cenário favorável à candidatura, há aliados que acham precipitado para JHC disputar o cargo de governador, em um momento em que o jovem político de 34 anos ainda tem muito a mostrar nesta primeira experiência no Executivo.
Ex-deputado na Assembleia Legislativa de Alagoas e na Câmara dos Deputados, JHC tem o perfil político que análises qualitativas têm apontado como ideal e esperado pelos eleitores alagoanos. Sua trajetória marcada pelo forte apoio nas redes sociais foi impulsionada por denúncias que fez contra ilegalidades no Legislativo de Alagoas, e passa também pelo compromisso com a inovação na gestão pública.
Caso decida se lançar candidato a governador, quem assume o lugar de JHC é o ex-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa (PDT), outro político com histórico de votações expressivas na capital alagoana.