Governo do Distrito Federal estuda a construção de nova ponte no Lago Paranoá

Objetivo é construir uma ponte para substituir a rodovia que fica sobre a Barragem do Paranoá

A construção de uma nova ponte, assim como a criação de um setor habitacional, foram pautas na reunião entre o governador Ibaneis Rocha e a construtora JC Gontijo, no Palácio do Buriti, nesta segunda-feira (25).

Segundo o projeto apresentado pela empreiteira, a nova ponte será construída paralelamente e ficará bem próxima à barragem, a localização exata depende do resultado dos estudos técnicos.

A realização de ambos os projetos, ocorreria por meio de parceria público-privada (PPP), sendo do setor privado a responsabilidade da construção da ponte, todo sistema viário e manutenção. “Mais de 100 mil habitantes trafegam todos os dias ali. Os condomínios cresceram muito, os caminhões de carga também e há um fluxo de veículos muito grande. A barragem do Paranoá não foi feita para ser meio de transporte. Fico feliz de saber que já existe esse projeto”, afirmou o governador.

Além da construção do novo setor habitacional em uma área de 320 hectares, sendo 160 para urbanização, com toda infraestrutura, escolas, ciclovias, postos de saúde, praças. A ideia é utilizar o contrato da PPP do Setor Jardins Mangueiral como exemplo.

O Governo do Distrito Federal (GDF) concederia os terrenos, aporte e a contraprestação mensal. “A ideia é fazer por meio de PPP colocando um novo setor habitacional, que seria o São Bartolomeu, mas, também, tem existe a possibilidade de financiamentos internacionais. Estamos tentando liberar o Distrito Federal para esses financiamentos e vamos ver qual a melhor modelagem para essa obra”, explicou Ibaneis.