Governo divulga 'redução' de homicídios. Espanta que não tenham sido 'zerados'

Como sempre, estatística só aponta para queda na criminalidade

Nova pesquisa mensal da Secretaria de Segurança Pública aponta outra vez para a redução dos casos de homiícios, numa redução imparável anunciada a cada mês por todos os governos anteriores, desde que o sistema de estatística foi implantado. Espanta que ainda não tenha sido declarado "zerado" o número de assassinatos no DF.

Em nova lorota, dvulgada nesta quarta-feira (18), a Secretaria da Segurança Pública sustenta que os homicídios caíram 13,6%, entre janeiro e outubro, comparando-se ao mesmo período de 2014: teriam sido 573 homicídios contra 435 do mesmo período este ano. A estatística cor-de-crosa da Secretaria de Segurança Pública do DF faz apenas uma concessão: em outubro, houve um crescimento no número de casos, passando de 50 para 55.

A secretária interina, Isabel Figueiredo, diz que os números confirmam e reforçam a política de segurança, exatamente como afirmam todos os ocupantes do cargo desde que o levantamento foi implantado, no governo de Joaquim Roriz. "Temos identificado dois fatores do programa que contribuem diretamente para essa redução em 2015, o trabalho coletivo das forças de segurança e o aprimoramento da Polícia Civil nas investigações”. Claro, claro.

Segundo a SSP, aumentaram as apreensões de armas de fogo, que subiram 22% em relação a outubro de 2014. Nos casos de furtos de veículos, a redução foi de 36,6%, de 1.344 casos em outubro de 2014 para 852 neste ano. Nos roubos de automóveis a diminuição foi de 15,9%, sendo 515 casos no ano passado para 433 neste ano.