Governo Biden fez 36 voos deportando 3.660 brasileiros
Deportados chegaram neste sábado algemados; é como os EUA tratam suspeitos de crime
O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou a chegada de 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos da América.
Os deportados viajaram e chegaram ao Brasil algemados. Os brasileiros foram liberados pela Polícia Federal (PF) ao chegarem a Manaus (AM).
Em nota, o Ministério apontou “desrespeito do governo Norte-Americano.
“Por orientação [do ministro da Justiça Ricardo Lewandowski], a Polícia Federal recepcionou os brasileiros e determinou a autoridades e representantes do governo norte-americano a imediata retirada das algemas. O ministro destacou ao presidente o flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”, diz trecho da nota do MJ.
Voos de deportação dispararam no governo Biden
O Aeroporto de Confins, localizado em Minas Gerais, recebeu um total de 3.660 pessoas deportadas dos Estados Unidos em 32 voos fretados pelo governo dos EUA sob a gestão do ex-presidente Norte-Americano Joe Biden.
Esse processo ocorreu entre 27 de janeiro de 2023 e 10 de janeiro de 2025, de acordo com informações fornecidas pela BH Airport, a empresa responsável pela administração do aeroporto na região metropolitana de Belo Horizonte (MG).
Essas deportações começaram após a posse do presidente Lula (PT).