Gilmar acha que há ‘elementos de crime’ que justificam prisão de deputado

Ministro está confiante que o episódio será conduzido de forma adequada no STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirma que “tudo indica que há elementos criminais” nas críticas do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) preso por ordem do ministro Alexandre de Moraes após as 23h desta terça-feira (16) de Carnaval.

O deputado teve a prisão decretada depois de publicar um vídeo em que, além de ofender ministros, prega medidas autoritárias. Ele já era alvo de inquéritos na própria corte – um que apura atos antidemocráticos e outro, notícias falsas.

Em entrevista exclusiva à Rádio Bandeirantes, no Jornal Gente, Gilmar Mendes disse que “ao que tudo indica há elementos de crime” nas postagens do parlamentar, mas disse confiar que tudo será conduzido de forma adequada no âmbito do ST.

Questionado se a prisão de um parlamentar por ordem de um ministro do STF colocaria a democracia em risco, o ministro Gilmar Mendes disse que não, e argumentou:

– “Acho que não. O tribunal discutiu o assunto e entendeu-se que esse é um instrumento adequado de defesa da própria corte em circunstâncias muito especiais”.

Além do plenário do Supremo, que deve confirmá-la, a decisão que determinou a prisão de Daniel Silveira tem que ser submetida à Câmara dos Deputados.

O ministro Gilmar Mendes foi entrevistado no Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, pelos jornalistas Thays Freitas, Pedro Campos e Cláudio Humberto.