GDF apresenta proposta para professores em busca do fim da greve da categoria

Os professores irão se reunir na manhã desta quarta-feira (4)

Nesta segunda-feira (3) o Governo do Distrito Federal (GDF) apresentou uma proposta para representantes do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF).

De acordo com o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, a proposta inclui o pagamento integral das pecúnias dos professores, como por exemplo, o auxílio-saúde, na ordem de até R$ 100 milhões até o fim do ano, “de acordo o com a disponibilidade de caixa do Tesouro”.

Por meio de nota, o governo de Brasília faz um apelo à categoria e diz esperar “que a parcela de professores que ainda permanece em greve retorne imediatamente às salas de aula”.

Os professores irão se reunir na manhã desta quarta-feira (4), às 9h, na Praça do Buriti. Segundo informações na página do Facebook do Sinpro-DF, a categoria defende os lemas: “18% é o caminho: isonomia já”, “PDE Já!” e “Não à reforma da Previdência, nenhum direito a menos!”. 

Docentes ignoram a Justiça

Na semana passada a greve foi considerada ilegal pela Justiça. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) decretou nesta segunda-feira (27) que a greve da categoria é ilegal, estipulou também a multa de R$ 100 mil por dia, em caso de descumprimento.

Na terça-feira (28) foi a vez do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) se posicionar, com a recomendação a Secretaria de Educação do corte de pagamento dos dias parados.