Fundação Getulio Vargas vai analisar contratos das empresas de ônibus

Expectativa é que o diagnóstico seja concluído em seis meses

O Governo do Distrito Federal (GDF) vai analisar a atuação das empresas de ônibus, e pretende identificar o valor exato dos subsídios dos subsídios através de uma auditoria que será realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Fábio Damasceno, os contratos com as empresas de ônibus, Piracicabana, Pioneira, Marechal, Expresso São José e Urbi serão reavaliados a partir de 2013. Objetivo é verificar as despesas das concessionárias, o fluxo de caixa, investimentos, índice de qualidade técnica e a relação de custos. Expectativa é que o diagnóstico seja concluído em seis meses.

A FGV foi contratada sem licitação, pelo valor de R$ 4,8 milhões para fazer a auditoria das cinco empresas que ganharam a licitação de 2011. Damasceno afirmou que a dispensa da licitação está em conformidade com o que prescreve a Lei 8666/1993, que institui normas para licitações e contratos da administração pública.

Esse contrato foi anunciado 12 dias depois do reajuste de 25% nas passagens do transporte público no Distrito Federal.

CLDF discute aumento de passagens

Nesta quarta-feira (11) O Grupo de Trabalho da Câmara Legislativa discutiu o aumento das passagens do transporte público no Distrito Federal com representantes do movimento Passe Livre, Nossa Brasília, Observatório Social de Brasília, Conselho de Educação, Cooperativa de Transporte, Associação de Pedestres Andar a pé, entre outras entidades.

Na apresentação, o GT referendou os argumentos que embasam o projeto de decreto legislativo que propõe a suspensão do reajuste das passagens de ônibus e metrô, em vigor desde o início deste ano.

O projeto será apreciado pelo plenário  nesta quinta (12) em sessão extraordinária.