Francisco Maia é empossado presidente dos conselhos do Sesc e do Senac no DF

Maia promete fazer de Brasília vitrine do que o Sistema pode oferecer

Com o auditório da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília, lotado, entre presidentes de sindicatos, lideres empresariais, parlamentares e representantes da sociedade civil, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal, Francisco Maia, foi empossado como presidente dos conselhos regionais do Sesc e do Senac no DF até 2022.

Na ocasião, Maia nomeou os empresários Marco Tulio Chaparro e Antonio Tadeu Perón para a diretoria regional do Serviço Social do Comércio (Sesc-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF), respectivamente. O secretario de Fazendo do DF, André Clemente Lara de Oliveira, esteve presente representando o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Com o objetivo de dar mais transparência e segurança ao sistema, a CNC realizou uma avocatória no Sesc e Senac do Distrito Federal, que depois se transformou em uma administração compartilhada, pelo prazo de 90 dias. O primeiro vice-presidente da CNC, Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante, ficou responsável pela auditoria nos projetos e contabilidades do Sesc-DF. Já o vice-presidente administrativo da CNC, Luiz Gastão Bittencourt da Silva, ficou incumbido do Senac-DF. Agora, as administrações de Sesc e Senac no DF retornam para a Federação do Comércio.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, conduziu a posse. “Estamos resgatando uma dívida social que vem sendo postergada ao longo do tempo. O momento é de mostrar a nossa cara. Mostrar que o sistema S é importante para o País a custo zero porque são recursos privados“, disse Tadros. Já o secretario de Fazendo do DF, André Clemente Lara de Oliveira, apontou a importância da parceria entre o governo e o setor produtivo. “O GDF precisa da CNC, da Federação, do Sesc e do Senac para poder atender a população. Pois juntos temos mais força para caminhar“, disse André.

Durante o seu discurso, Francisco Maia fez questão de defender o Sistema S e falou sobre o possível corte no orçamento dessas entidades que tem sido apontado pelo governo. “Um golpe duríssimo sobre os empregos, a cultura, a educação e o empreendedorismo”, disse. “Se assistirmos passivamente ao desmonte de um Sistema que protege e capacita o trabalhador, que apoia e incentiva os que empreendem e, como resultado maior de seu trabalho, aprimora a qualidade dos serviços e produtos que a economia brasileira oferece, o que podemos esperar da colheita?”, questionou. “Por isso, vamos semear a criatividade e a inovação, que abrem novas possibilidades, mas também revigoram o trabalho de quem já vem fazendo tanto por Brasília e pelo Brasil”, concluiu. Francisco Maia afirmou ainda que fará de Brasília uma vitrine do que o Sistema pode oferecer para população brasileira.

Já o novo diretor do Sesc, Marco Tulio, destacou que a intenção será dar continuidade à gestão vinda da avocação da CNC, às iniciativas e aos projetos desenvolvidos. Marco disse que manterá um trabalho em conjunto com a Fecomércio-DF, com o Senac-DF e com todos os sindicatos. O novo diretor deu ênfase aos funcionários do Sesc, que ao longo dos últimos anos conseguiram construir uma entidade forte e ativa. “Pretendo dar destaque especial à busca incessante pelo comprometimento da maior riqueza que possuímos no Sesc-DF, que são os funcionários. São eles que nos representam junto a sociedade e no dia a dia, sempre com foco nas nossas missões e valores institucionais”, disse. A atuação do Sesc-DF também foi destacada pelo diretor. “Somos mais do que uma instituição, o Sesc é um vetor de transformação do ser humano, proporcionando projetos para esbanjar à fraternidade em sua forma mais pura”, explicou.

O novo diretor regional do Senac-DF, Tadeu Perón, destacou que não há nada mais importante do que a formação de pessoas. “Eu vejo no comércio o maior índice de pessoas carentes de uma formação melhor. O comércio também é responsável por 80% do primeiro emprego das pessoas em geral e não vejo como o Senac não está mais presente na vida desses cidadãos e na própria vida das empresas”, afirmou. Segundo ele, a instituição é pioneira em algumas matérias, como o curso de pós-graduação em Defesa Cibernética, da Faculdade Senac, e possui convênios e parcerias com diversas instituições, como o Exército. “Muito do que se faz hoje no Senac precisa de divulgação para que se torne mais público e mais transparente. E na minha gestão, isso será prioridade: divulgação e transparência”, destacou. “Já fizemos muito. Mas ainda há mais a fazer. Com um novo horizonte, novos alvos e novas metas. Contem comigo”, concluiu Perón.

O senador José Reguffe também esteve presente na cerimônia e parabenizou o presidente Francisco Maia, e os diretores pela nova jornada. “Maia você merece ter chegado a essa presidência e tenho certeza que fará um excelente trabalho “, disse o senador

Francisco Maia

Nascido em Teresina (PI), Francisco Maia Farias foi criado em São Luís (MA) até os 13 anos, quando se mudou para Brasília em 1963 e adotou a cidade para viver. Formado em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), trabalhou nos principais veículos de comunicação da cidade durante a década de 70. Foi pioneiro no segmento de produtoras de vídeo e, posteriormente, virou empreendedor no setor de eventos e hotelaria. Casado há 44 anos com Solange Pinheiro Farias, tem três filhos e seis netos. Há 21 anos, Francisco Maia faz parte da Diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF). É o presidente do Sistema Fecomércio-DF e presidente da Câmara de Turismo e Hospitalidade da Federação. Foi presidente do Sindicato das Empresas de Promoção de Eventos do DF (Sindeventos) durante nove anos. Também foi vice-presidente no Sindicato das Empresas de Turismo do Distrito Federal (Sindetur-DF) por quatro anos, além de presidente de Honra do Conselho de Desenvolvimento do Turismo do DF – Condetur/DF e atualmente desempenha o cargo de conselheiro no Condetur/DF.

Marco Tulio Chaparro

Natural de São Paulo, Chaparro é formado em Tecnologia de Processamento de Dados pela União Educacional de Brasília (UNEB) e empreendedor no ramo de tecnologia, sendo sócio-fundador da Tecnew, desde 1998, da Level 33, desde 2007, e da Mentes Trabalhando, desde 2017. Foi presidente da Câmara Temática de Tecnologia da Informação da Fecomércio-DF de 2016 a 2019. Marco Tulio Chaparro também foi presidente do Sindicato das Empresas de Serviços de Informática do DF (Sindesei-DF) e dedicou-se à Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-DF), contribuindo com o seu desenvolvimento ao exercer o cargo de presidente entre 2012 e 2016. Ele também foi membro do Conselho de Ética da entidade. Ainda atuou como vice-presidente do Sindicato da Indústria da Informação do Distrito Federal (Sinfor-DF).

Antonio Tadeu Perón

Antonio Tadeu Perón nasceu em Piracicaba, São Paulo, e veio para Brasília em 1981. Empreendedor, fundou as empresas ATP Consultoria, em 2019; ATP Fomento e Financiamento, em 2014, onde foi gestor até este ano; Rede Peron Muller de Supermercados, em 1994, onde foi também sócio-gerente até 2015; e foi o cofundador da Super Rede de Supermercados, em 1998. Antonio Perón também foi vice-presidente da Fecomércio-DF entre 2005 e março de 2019. Atuante no setor varejista alimentar do Distrito Federal, exerceu ainda os cargos de presidente do Sindicato Patronal dos Supermercados do DF (Sindsuper-DF), presidente da Associação de Supermercados de Brasília (Asbra) e diretor regional da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).