Órgão do governo não inspeciona e árvore cai sobre avenida de Brasília

Por milagre não havia pessos ou carro no instante da queda da árvore. Veja vídeo

Após um longo período de seca em Brasília, a chuva voltou a cair na capital federal. Com o temporal registrado no domingo, 14, também caíram ao menos seis árvores de ontem à noite até esta segunda-feira, 15.

Uma câmera de segurança residencial no Lago Sul registou nesta manhã a queda de uma dessas árvores, que, por pouco, não causa uma tragédia. O semáforo da pista principal estava fechado e um único carro passou por ela segundos antes da queda (assista ao vídeo abaixo).

Este ano, foram 82 dias corridos sem chuvas no Distrito Federal, e mais um período de 15 dias de seca até a forte chuva de ontem.

Ao que parece, durante este período, a Novacap não realizou inspeção das árvores em espaços públicos. Lembrando que a companhia urbanizadora não inspecionava e nem fazia manutenção de pontes e viadutos até a queda do viaduto da Galeria dos Estados em fevereiro deste ano.

Assista ao vídeo:

 

Leia a íntegra da nota de resposta da Novacap ao Diário do Poder:

“A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) informa que, na manhã desta segunda-feira (15), uma equipe da Novacap estava em deslocamento para atender uma demanda enviada por um cidadão, através de nossa Ouvidoria, quando se deparou com a árvore em questão caída na via. Prontamente, a equipe providenciou a retirada da espécie, desobstruindo o trânsito no local.

A Companhia esclarece que recebe demandas da população, através da Ouvidoria Geral do Governo do Distrito Federal, ou da Ouvidoria da Novacap (3403-2626). Também são recebidas solicitações realizadas via administrações regionais. Essas demandas são vistoriadas pelos técnicos, classificadas de acordo com a urgência e incluídas no cronograma de podas da Companhia. As situações identificadas com possibilidades de queda eminente são atendidas em, no máximo, 24 horas. A árvore que caiu no Lago Sul devido à força da chuva estava saudável.

A Novacap acrescenta que, até o dia 19 de setembro deste ano, foram realizadas mais de 70 mil podas e plantadas 38 mil mudas de árvores. A companhia realiza o monitoramento das áreas com espécies mais antigas e propensas a quedas devido a chuvas fortes. A população, que está mais próxima da situação, pode indicar árvores suspeitas de queda (produzindo estalos ou com desvio de galhos repentinos) nas Ouvidorias ou administrações regionais.

Em relação à manutenção de pontes e viadutos, o Governo do Distrito Federal esclarece que nos últimos três anos, a Novacap investiu R$ 117 milhões em obras de infraestrutura, manutenção, reforma e recuperação de pontes e viadutos no DF como, por exemplo, a COMPLEMENTAÇÃO DE REDE DE DRENAGEM DO VIADUTO DO METRÔ DA EQNN 05/07 – EQNN 6/8, QNN 5, 21 E 35, EM CEILÂNDIA/DF,  a EXECUÇÃO DE ESTRUTURA COMPLEMENTAR DE PROTEÇÃO CONTRA EROSÃO NA AVENIDA ELMO SEREJO, o CRUZAMENTO COM O CÓRREGO DO CORTADO EM TAGUATINGA/DF e a RECUPERAÇÃO DA BARRAGEM DO RIBEIRÃO DO GAMA, NA QUADRA 17, SETOR DE MANSÕES PARK WAY/DF. Além da construção de quatro viadutos em Águas Claras, dentre outros”.