Fiscalização lacra 50 ônibus velhos que atuavam no transporte público de Maceió

Empresa Veleiro teve 49 ônibus lacrados, após passageira se acidentar em cadeira que se soltou

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) lacrou, nesta terça-feira (21), 49 ônibus da empresa Veleiro e um micro-ônibus da empresa Cidade de Maceió. Os veículos das empresas licitadas para o transporte público da capital alagoana estavam com a idade acima da permitida pelo edital de licitação do transporte público da capital (com mais de dez anos de uso).

A ação aconteceu no mesmo dia em que trabalhadores negociaram o fim da greve na empresa Veleiro. E teve como objetivo verificar a qualidade dos ônibus que fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM).

Todos os veículos que foram lacrados ficarão retidos e não poderão mais voltar a circular nas vias de Maceió. O monitoramento do cumprimento da medida será feito pelos fiscais da SMTT, através do sistema de georreferenciamento. E, caso seja identificado que os carros voltem a trafegar na malha viária da capital, os ônibus serão autuados e lacrados novamente.

“A SMTT dá continuidade às operações que já vêm sendo intensificadas desde 2019, com o objetivo de verificar se os ônibus que circulam na capital estão dentro da idade máxima permitida pelo edital de licitação. O papel da Superintendência é fundamental e tem o intuito garantir a segurança dos passageiros e penalizar as empresas que não cumprem com o que determine o edital”, explicou o assessor técnico de Transportes da SMTT, Alexsandre Serafim.

Empresa Veleiro teve ônibus lacrado, após idosa cair quando o assento de um dos seus veículos se soltou, em Maceió (AL). Fotos: Ascom SMTT e Redes sociais

Acidente, fiscalização e veto a reajuste

No dia 11, uma passageira idosa se acidentou dentro de um ônibus da empresa Veleiro, quando o banco em que ela estava sentada se desprendeu, ao passar pelo Centro de Maceió. Maria Cícera Ferreira dos Santos teve ferimentos leves, mas precisou de cuidados especiais por sofrer com hipertensão e diabetes.

Na semana passada, o prefeito Rui Palmeira (PSDB) acusou empresas de ônibus licitadas de violar contratos da concessão pública, ao negar o reajuste da tarifa. O tucano também cobrou das empresas a renovação da frota e dívidas com a outorga de concessão e ISS.

A SMTT promete seguir intensificando as fiscalizações nos terminais e nas garagens de todas as empresas de ônibus que realizam o transporte urbano na capital, a fim de coibir qualquer irregularidade nos coletivos do sistema e garantir a segurança dos passageiros.

Durante as fiscalizações, além da idade máxima dos coletivos, também continuarão sendo vistoriados o mau estado de conservação dos veículos, funcionamento dos elevadores de acessibilidade, qualidade do para-brisa, dos assentos, da cigarra de acessibilidade, e se os extintores estão dentro do prazo de validade.

No último fim de semana, a SMTT fiscalizou estacionamentos de shoppings e supermercados de Maceió, para coibir irregularidades e combater o transporte clandestino, prática que prejudica a mobilidade urbana na capital. A operação abordou 28 veículos, e dois deles foram removidos por efetuar o transporte clandestino. (Com informações da Ascom da SMTT)