Famosos confirmam presença na 7ª Bienal do Livro, em novembro

Várias personalidades já confirmaram presença na 7ª Bienal

Será realizada entre os dias 20 e 29 de novembro, a 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que levará ao Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, variada programação com a presença de vários nomes conhecidos, tanto em âmbito local quanto nacional. 

Para os fãs de histórias em quadrinhos, o roteirista Pablo Casado é presença confirmada. E, se você já ouviu falar no filme Cromossomo 21, o livro duplo que deu origem à obra cinematográfica será lançado na Bienal. Para falar sobre o assunto, o evento recebe o diretor Alex Duarte, mergulhou por seis anos pelo universo da Síndrome de Down e criou o seu primeiro longa-metragem de mesmo nome.

O poeta Adriano Nunes também está confirmado. No evento, lançará o livro Quarenta Cantante Contente em comemoração ao seu 40° aniversário. Além disso, ministrará a palestraintitulada A analítica do belo e a arte poética, onde abordará questões sobre estética, crítica e o conceito de beleza kantianos e a sua aplicação quando da elaboração e leitura de um poema; o que se consagrou como um belo poema.

Diabolô é um nome conhecido para você? Se sim ou se não, prepare-se! O autor do livro, Nilton Resende, também estará na Bienal de Alagoas para falar sobre a obra e muito mais. Outro confirmado é o jornalista e estudante de Filosofia, Fernando Aguzzoli. Após o diagnóstico do Alzheimer da avó, dona Nilva, ele largou tudo para cuidar dela. E assim, surgiu o livro Quem, eu? – Um neto. Uma avó. Uma lição de vida, que será relançado neste ano pela Companhia das Letras.

Também foram confirmadas também várias celebridades do meio acadêmico, como a historiadora Mary Del Priore, a antropóloga Lilian Schwartz, os filósofos Mário Sérgio Cortella e José Paulo Neto, o escritor paranaense Cristovao Tezza e a pesquisadora da Fiocruz Maria Cecília Minayo.

Blogueiras

A cozinha como terapia é o lema de Tatiana Romano, uma das mais populares blogueiras de gastronomia no país, com mais de 1 milhão de fãs só no Facebook. Autora do blog Panelaterapia, que tem por mês, mais de 5 milhões de acessos, ela também estará em Alagoas para participar da Bienal deste ano. Outra blogueira confirmada é Bruna Vieira, autora do livroDepois dos Quinze.

Música

A participação de astros da música também está confirmada. Fãs da banda Nenhum de Nós e mais especialmente do vocalista Thedy Corrêa, devem ficar atentos. Ele estará no evento para pocket show. Outro cantor bastante conhecido do grande público é Gabriel, o Pensador. Ele é autor dos livros Diário Noturno, autobiografia lançada em 2001; Um garoto chamado Rorbeto, vencedor do Prêmio Jabuti de melhor livro infantil em 2005; além de Meu pequeno Rubro-Negro, em 2008 e muitos outros.

Todas as datas com a participação dos nomes aqui citados, em detalhes, serão divulgadas em breve pela comissão organizadora. Para ficar atualizado com tudo sobre a 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas acesse o site do evento. Você pode, também, seguir os perfis oficiais: FacebookTwitter e Instagram.

Palavras, Sons e Imagens

Única no país promovida por uma Universidade, a Bienal do Livro de Alagoas já é um evento tradicional e consolidado no Estado. A abertura, realizada no dia da Consciência Negra, 20 de novembro, contará com a presença da atriz, cantora e poetisa Elisa Lucinda e também com a abertura do Fórum Afro-brasileiro, que prossegue por mais dois dias durante a programação.

Com o tema Palavras, Sons e Imagens – Universo de Sentidos, o evento também comemora os 200 anos de Maceió e terá programação bastante variada. Uma das novidades deste ano é com relação ao aumento da capacidade do Centro de Convenções. Serão mais quatro auditórios que comportarão cerca de 1.500 pessoas, além de novas salas onde serão realizadas oficinas e palestras.

Outra novidade fica por conta do Teatro Gustavo Leite, que abriga mais de 1.200 pessoas e estará disponível nos dez dias de evento, consequentemente, aumentando o número de atividades na programação. “Esse será nosso grande destaque, nunca tivemos o teatro disponível todos os dias e isso nos possibilita trazer mais apresentações nacionais entre culturais, infantis, música, e outras”, explica Sebastião Medeiros, assessor da Edufal e da Bienal.

A diretora da Bienal, Stela Lameiras, também destaca a força e importâncias das parcerias para realização do evento. “Será uma Bienal identificada com os anseios e expectativas do público diversificado, na qual todos se sintam parte. O movimento da Edufal para o evento é de ir em busca de apoio diversificado para garantir a viabilidade da variada e qualificada programação para todos os públicos”, diz, ao reforçar a importância do trabalho em equipe.

"A Bienal Internacional do Livro de Alagoas é a única no país promovida por uma Universidade. A maioria desses eventos de grande porte é organizada por empresas privadas e com a cobrança de entrada. Para nós, é um grande desafio manter a Bienal gratuita e aberta ao público de todas as idades. E, para encarar essa tarefa, só com uma equipe bastante engajada como a que temos na Edufal", concluiu Stela Lameiras.