Exposição retrata labuta bicentenária do Jangadeiro Alagoano

“Bravos Nautas” segue aberta até o dia 31, no Misa, em Maceió

A exposição fotográfica “Bravos Nautas: Uma história entre mares e fé” fica aberta até o dia 31 de agosto, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), com uma série de imagens captadas pelo fotógrafo Thiago Laion, sobre o cotidiano do Jangadeiro Alagoano de hoje.

Segundo o artista, a exposição concebida para a comemoração dos 200 anos de Alagoas é fruto da imersão no cotidiano desses trabalhadores. Laion buscou a essência da labuta de sal e suor desses alagoanos, capturando e traduzindo em imagens singulares, retratos do dia a dia do litoral do Estado bicentenário.

 “Estamos buscando nesse evento traduzir muita alagoanidade e fazer que seja um momento de descontração, para celebrar os 200 anos de Alagoas e também este mês, que é o mês da fotografia. Trago na exposição elementos que traduzam as influências na comunidade, suas técnicas de trabalho, o ambiente que estão inseridos, suas referências familiares, as tradições e sua espiritualidade”, destacou o fotógrafo Thiago Laion.

A mostra foi uma das contempladas pelo Edital de Exposições Temporárias, lançado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura para ocupação dos espaços museológicos.

O ARTISTA E A EXPOSIÇÃO

Thiago Laion é fotógrafo e produtor de vídeo nascido em Maceió. Formado em publicidade e pós-graduado em Motion Graphics, o alagoano morou em São Paulo durante 6 anos para se especializar na área audiovisual.

Voltando para Alagoas, buscou novas técnicas e novas culturas que contribuíssem para a criação do seu trabalho. Nessa busca, fez uma expedição fotográfica pela África e Ásia, que resultou na sua primeira exposição em parceria com a Secult: "As Expressivas".

Hoje, com base estabelecida em Alagoas, ele desenvolve um trabalho autoral que eterniza a cultura alagoana e também a fusão com as culturas do mundo.

O Misa está localizado na Rua Sá e Albuquerque, 275, no bairro do Jaraguá, e fica aberto ao público nas terças e sextas-feiras, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h. A entrada é franca. Mais informações: (82) 3315-7882. (Com informações da Secult e Assessoria)