Estudantes da UNB entram em confronto com a polícia na Esplanada

Foram presas 4 pessoas por desacato, incitação e desobediência

No começo da tarde desta quinta-feira (26), estudantes da Universidade de Brasília (UnB) fizeram outra manifestação na Esplanada dos Ministérios. Houve confronto com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), e quatro manifestantes foram detidos.

O grupo, com máscaras, escudos feitos de tapumes e faixas, gritando palavras de ordem, como: "greve geral na educação para barrar a precarização", ou "a nossa luta unificou, é estudante e trabalhador" e até, “Lula, Lula” fechou a via S1, no sentido Congresso Nacional, seguindo pela N1 para o Ministério da Educação (MEC). Lá os manifestantes tentaram fechar o acesso ao prédio.

O confronto ocorreu quando o grupo escudado e mascarado fez uma linha e partiu para cima dos policiais com pedras e paus e a tropa precisou dispersar os manifestantes. Quatro pessoas foram detidas, por desacato a autoridade, incitação à violência e desobediência. As informações são da PMDF.

Com a ação, a PMDF evitou outro episódio de vandalismo, como o que ocorreu no dia 10 de abril, quando o prédio do MEC foi pichado e teve portas e janelas quebradas.

A reitoria da UNB continua ocupada pelos estudantes desde o dia 12, nesta manhã, eles liberaram o acesso ao Instituto Central de Ciências (ICC).