Esplanada é palco de manifestação contra a reforma da Previdência

Segundo a PMDF cerca de 10 mil manifestantes estão na Esplanada

Segundo informações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) cerca de 10 mil pessoas estão na Esplanada dos Ministérios em protesto contra a reforma da Previdência.

Militantes montam tendas e fincam cruzes, simbolizando as pessoas que vão morrer sem conseguir aposentadoria,na Avenida das Bandeiras, em frente do Congresso Nacional.

O trânsito está bloqueado na via N1, desde a Avenida das Bandeiras até o Ministério da Fazenda.

No início da manhã, ônibus chegavam trazendo esses militantes que se concentraram em frente à Catedral e agora estão espalhados em diversos pontos da Esplanada. Vários ônibus continuam parados no estacionamento do Teatro Nacional.

Durante a madrugada, por volta das 5h da manhã, cerca de 200 pessoas ligadas ao Movimento Sem Terra (MST), Movimento de Luta pela Terra (MLT) e ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) invadiram o Ministério da Fazenda, quebrando vidros com pedras e paus para entrar no local.

Ainda segundo a PM, durante a madrugada três pessoas ligadas ao Sindicato dos Professores do DF (Sinpro) espalharam cruzes no canteiro central da Esplanada. 

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) mobilizou, no Dia Nacional de Mobilização e Paralisação Contra a reforma da Previdência,  diversas categorias em todo o país.