Em protesto por merenda, estudantes ocupam a Alesp

Alunos pediram CPI para investigar desvios de verbas destinadas à alimentação nas escolas

Cerca de 50 estudantes invadiram, na tarde desta terça-feira, 3, o plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), no Ibirapuera, zona sul da capital. Os alunos gritaram palavras de ordem e cobravam dos deputados estaduais a instalação da CPI da Merenda, para investigar a máfia acusada de desviar recursos destinados à alimentação escolar no Estado. Os seguranças fecharam os portões do prédio para evitar a entrada de mais estudantes.   

A ocupação dos estudantes começou por volta das 17h15 e interrompeu a sessão que ocorria no plenário, com a presença de poucos parlamenatares. Um dos alvos do protesto dos jovens, que ocupam desde quinta-feira, 28, o Centro Paula Souza em protesto contra a falta de merenda nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), é o presidente da Alesp, Fernando Capez (PSDB). Ele é um dos investigados pela Operação Alba Branca por suspeita de participação no esquema. Ele nega.

Os jovens estenderam uma faixa com os dizeres "Alesp Ocupada" no espaço reservado à Mesa Diretora da Casa, sentaram nas cadeiras dos deputados estaduais e instalaram barracas de acampamento no plenário. Segundo funcionários da Alesp, houve um princípio de confusão entre os manifestantes e policiais militares responsáveis pela segurança do plenário. Mesas e computadores teriam sido quebrados. Capez não estava no plenário no momento da ocupação.      

Etecs. Desde a tarde de quinta-feira, os alunos ocupam a sede do Centro Paula Souza, autarquia estadual responsável pela gestão das Etecs. Nesta terça, os estudantes tomaram ao menos três unidades na capital paulista contra a falta de merenda. As Etecs São Paulo (Etesp), no Bom Retiro, região central; Paulistano, no Jardim Paulistano, zona norte; e Professor Basilides de Godoy, na Vila Leopoldina, zona oeste, foram ocupadas por alunos e tiveram as aulas suspensas.

Uma audiência de conciliação foi entre o governo Geraldo Alckmin (PSDB) e os estudantes foi marcada para esta quarta-feira. (AE)