Em Alagoas, opositores se unem pela agricultura familiar

Emendas de Paulão e Biu de Lira garantem ação de Renan Filho

A política pública por vezes é capaz de unir opositores da política partidária em nome do interesse público. Tal prodígio acontece na manhã desta segunda-feira (16), quando o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), fará a entrega, no pátio da Secretaria de Agricultura, no Centro de Maceió, de caminhões e máquinas agrícolas para pequenos produtores alagoanos, viabilizados graças a emendas orçamentárias feitas pelo senador Benedito de Lira (PP-AL) e pelo deputado federal Paulão (PT-AL).

O senador do PP e o deputado petista garantiram R$ 4,6 milhões em recursos para adquirir seis caminhões tanques isotérmicos, 23 tratores, grades aradoras, arados, carretas, totalizando 88 itens. A parceria com o Governo Federal foi formalizada em convênios entre o Governo de Alagoas, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário.

Benedito de Lira confirmou presença e não deve perder a oportunidade de discursar longamente, expondo o que considera ser as fraquezas do governo de Renan Filho. O popular Biu de Lira explicou ao Diário do Poder que sua emenda foi de R$ 3 milhões para o reforço da estrutura da agricultura familiar.

PELOS POBRES

Três caminhões vão para a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e para a Cooperativa Pindorama. E os tratores vão para Major Izidoro, Piranhas, Santana do Ipanema. Flexeiras, Jacaré dos Homens, Teotônio Vilela, Igreja Nova, Estrela de Alagoas, Quebrangulo, Taquarana, Cajueiro, São Sebastião, Porto Calvo.

“É uma ação para atender o pequeno produtor e para arar a terra dos que vivem da agricultura familiar. É para atender os pequenos produtores pobres que não podem pagar trator, nem frete. Com os caminhões térmicos, eles vão deixar de depender de atravessadores que, por exemplo, vão buscar o leite e cobram pelo menos 30% de frete”, disse o senador, que perdeu a disputa pelo governo em 2014 para Renan Filho.

O deputado Paulão deixou o governo do PMDB em Alagoas somente em setembro de 2016, após o pai do governador e presidente o Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) votar a favor do impeachment de Dilma Rousseff. O senador Biu de Lira também votou pelo impeachment e já foi alvo de críticas de Paulão.

Nesta segunda, todos estarão abraçados em nome do verdadeiro sentido da política.