Bolsonaro: “espero representar o Brasil na posse do Trump”

O ex-presidente aguarda liberação do seu passaporte para comparecer a cerimônia

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou que está aguardando a liberação do seu passaporte para representar o Brasil na posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ocorre no próximo dia 20 de janeiro, em Washington.

“Não cometi crime algum. Aguardo o passaporte para representar o Brasil lá fora (EUA) já que o atual governante do Brasil representa a Venezuela, a Nicarágua, isto é, países que não são democráticos”, afirmou Bolsonaro à CNN Brasil.

O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, disse que o convite feito por Trump é um recado ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, “ao chamar Bolsonaro para a posse, Donald Trump dá um recado ao Lula. Um recado de que o governo não vai seguir um pragmatismo. Trump fez isso, porque ele sofreu perseguição assim como Bolsonaro sofre aqui no Brasil”.

Bolsonaro teve seu passaporte apreendido pela Polícia Federal (PF) em fevereiro de 2024, após ter seu nome citado em uma investigação sobre uma suposta tentativa de golpe. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou que a defesa de Bolsonaro apresente um documento oficial que comprove o convite para devolver o documento.