Saiba quem é Sidônio Palmeira, o novo ministro da Secom do governo Lula

Sidônio ocupará o lugar do deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Ele deve tomar posse na próxima semana

Anunciado nesta terça-feira (7), Sidônio Palmeira será o novo ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Ele deve tomar posse na próxima semana.

Sidônio ocupará o lugar do deputado Paulo Pimenta (PT-RS) que balançava no cargo desde o ano passado, quando o presidente Lula (PT) chegou a fazer críticas públicas ao trabalho da Secom.

O marqueteiro Sidônio Palmeira é baiano, tem 66 anos, e formação original em engenharia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Começou a carreira publicitária em 1992 quando comandou a campanha da deputada Lídice da Mata (PSB-BA) que chegou a vencer a corrida pela prefeitura de Salvador.

Se uniu ao Partido dos Trabalhadores (PT), na Bahia, em 2006, onde ficou a frente das campanhas de eleição e reeleição do estado dos ex-governadores Jaques Wagner  (2006-2010) e Rui Costa (2014-2018).

Em 2018 chefiou a campanha presidencial de Fernando Haddad (PT) contra Jair Bolsonaro (PL).

Ainda com a presidência, em 2022, Sidônio foi o responsável pela campanha do presidente Lula que despachou o então presidente Bolsonaro. Após a vitória de Lula, Palmeira não continuou no cargo mas se manteve presente em reuniões no Planalto auxiliando o presidente e Paulo Pimenta e em ministérios.