Big techs ignoram convite do governo para audiência publica sobre plataformas digitais

Meta, X, TikTok, Alphabet (Google), Kwai, Discord e LinkedIn não compareceram no evento promovido pela Advocacia-Geral da União (AGU), nesta quinta-feira (23)

As big techs Meta, X, TikTok, Alphabet (Google), Kwai, Discord e LinkedIn ignoraram o convite feito pela Advocacia-Geral da União (AGU) para participar, nesta quinta-feira (23), de um debate técnico sobre as novas políticas de moderação de conteúdo implementadas pelas plataformas digitais no Brasil.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, ao abrir o evento comunicou que os representantes das empresas não estavam presentes. “Quero dizer que as plataformas foram convidadas a participar, e preferiram não participar desta audiência pública. É uma opção, nós respeitamos”.

Messias destacou que o governo está disposto a dialogar em prejulgamento. “Não existe prejulgamento de nenhuma ação realizada por qualquer plataforma, nós temos interesse de dialogar e de trabalhar em cooperação com todas as plataformas, com todas as redes digitais”. 

Ao todo foram convidados 45 debatedores para analisar os impactos das mudanças no enfrentamento à desinformação e na promoção e proteção dos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal.