Barroso diz que a regulamentação das redes é ‘legítima e necessária’
A fala do ministro ocorreu durante reunião para tratar de segurança digital, no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro André Barroso, defendeu, nesta quarta-feira (22), a liberdade de expressão junto à regulamentação das redes durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.
Para o ministro, há um ponto de equilíbrio entre a liberdade e a regulamentação.
“A ideia em si de regular é legítima e necessária. Porém, é delicado o ponto de equilíbrio para, de um lado, proteger a liberdade de expressão e, de outro, evitar que o mundo desabe num abismo de criminalidade, ódio e mentiras deliberadas”, afirmou Barroso.
A fala ocorreu durante reunião para tratar de segurança digital.
“Se a internet é usada para disseminar discursos de ódio, viola a dignidade humana. Se é usada para atacar as instituições democráticas, convocando para um golpe de Estado ou para desrespeitar o resultado das eleições, ela viola a democracia. Se é usada para espalhar mentiras, desinformação e teorias da conspiração deliberadamente, ela compromete a busca pela verdade”, disse o ministro.
O Fórum Econômico Mundial começou na última segunda-feira (20) e reúne anualmente líderes do mundo todo para discutir desafios globais como mudanças climáticas, geoeconômicas e tecnológicas.