Relatório do Banco Central confirma estouro da meta da inflação

Na ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada esta semana, o Banco Central já havia sinalizado o descumprimento da meta, prevendo um fechamento da inflação em 4,9% para o ano

O Banco Central (BC) anunciou oficialmente que a meta de inflação para 2024 será novamente descumprida. A confirmação consta no Relatório Trimestral de Inflação (RTI) divulgado nesta quinta-feira (19).

Isso significa que a inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficará acima do teto do sistema de metas, que é de 4,5%. Até o mês de novembro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA acumulou uma alta de 4,29%. Para o mês de dezembro, a projeção é de uma inflação adicional de 0,58%, conforme pesquisa realizada pelo Banco Central (BC). Com isso, o indicador de 2024 deverá ultrapassar o limite superior da meta de 4,5%.

Na ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada esta semana, o Banco Central já havia sinalizado o descumprimento da meta, prevendo um fechamento da inflação em 4,9% para o ano.

Considerando os últimos quatro anos, essa será a terceira vez consecutiva em que a meta de inflação não será cumprida. O IPCA superou o intervalo das metas em 2021 e 2022, e agora em 2024, enquanto em 2023 a meta foi efetivamente alcançada.

Relatório Trimestral de Inflação

Na comparação com o Relatório anterior, as projeções de inflação subiram em todo o horizonte apresentado, aumentando assim o distanciamento em relação à meta e tornando a convergência para a meta mais desafiadora”.