Nikolas Ferreira vê proposta sobre escala 6×1 ‘terrivelmente mal elaborada’

O deputado liberal argumentou que defende um debate sério sobre o tema, pois é um assunto complexo que esbarra em questões econômicas e culturais do Brasil

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) se manifestou na última segunda-feira (11) sobre a proposta de emenda à Constituição (PEC) que pede o fim da escala 6×1 e chamou a proposta de “populista” e  “terrivelmente mal elaborada”.

O deputado liberal argumentou que defende um debate sério sobre o tema, pois é um assunto complexo que esbarra em questões econômicas e culturais do Brasil. Segundo Nikolas alguns estabelecimentos como restaurantes, supermercados e hospitais numa escala 4×3 provocaria desemprego e informalidade em massa.

“Como é que ficam os casos, por exemplo, dos supermercados, restaurantes e hospitais que tem que funcionar 24 horas? Numa escala, por exemplo, 4×3 – trabalha quatro dias e folga três – basicamente, ou eles demitem funcionários ou eles aumentam os funcionários. O aumento dos funcionários gera despesa para essas empresas. Ou seja, a discussão é só se vai aumentar o desemprego e a informalidade, porque destruir o sustento do pobre, eu não tenho dúvida”.

Segundo o parlamentar é preciso estar alerta com medidas que sejam populistas “muito cuidado com essas medidas populistas, porque, daqui a pouco, você está fazendo escala 0x0, trabalhando 0 dias e ganhando também 0 reais”.

Nikolas revelou que não votou contra a escala 6×1, justificando que ainda não aconteceu uma votação em aberto “a única coisa que eu fiz foi colocar alguns pontos. […] O que eu eu defendo? De fato, um debate, um debate real e não simplesmente uma torcida, porque seria muito fácil eu apresentar um projeto em que eu aumento o salário mínimo em dez vezes, reduzo a carga horária para 20 horas semanais e pronto, perfeito! Aí quem for contra, é contra o trabalhador e pronto”,