Combustíveis puxam alta e inflação sobe 0,38% em julho

No mês de julho, dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IPCA 7 tiveram alta

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, mostra que a inflação no mês de julho foi de 0,38%, superando em 0,17% ponto percentual (p.p.) acima da taxa registrada em junho, 0,21%.

No mês de julho, dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IPCA 7 tiveram alta. A maior variação (1,82%) e também impacto (0,37 p.p) veio do grupo de transportes, muito por conta da alta no preço dos combustíveis.

A gasolina, entre os combustíveis, foi a que teve uma maior alta (3,15%), etanol (5,90%) e o óleo diesel  (1,03%) também apresentaram alta, enquanto isso, o gás veicular com -0,20% apresentou baixa.

O grupo de habilitação teve um aumento de 0,77%, que foi influenciado diretamente pela energia elétrica residencial, que subiu 1,93%. No mês de julho, passou a vigorar bandeira tarifária amarela, que acrescenta R$1,885 a cada 100kwh consumidos.

Entre as 16 capitais onde o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) coleta preços para os cálculos do IPCA, Rio Branco e São Luís, foram as que apresentaram maior variação (0,53%), enquanto isso, Salvador e Aracaju foram as que tiveram menor variação (0,18%).