Nova onda da Covid deve durar até 6 semanas; Brasil teve aumento em testes positivos

Taxa de testes positivos da covid-19 cresce na metade do ano, entidades alertam para nova variante

A taxa de testes positivos da covid-19 aumentou no mês de agosto, segundo dois relatórios publicados pelas entidades Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) e Todos pela Saúde (ITpS), nesta quarta-feira (30). A alta em ambos os levantamentos é da ordem de 7 pontos percentuais, o que representa o dobro de pessoas que testaram positivo para o vírus Sars-Cov-2. 

No início de agosto, de 29 de julho a 4 de agosto o percentual era de 6,3% de testes positivos, mas já na segunda semana do mês teve um crescimento de 13,8%.  

O presidente do Conselho de Administração (Abramed) afirma que o crescimento dos casos tem relação com a nova variante, mas que não traz quadros muito graves.  

“Possivelmente, sim, existe relação com a nova variante, que demonstrou ser muito transmissível, embora ela não traga quadros muito graves das pessoas que são infectadas”

De acordo com relatório do Ministério da Saúde, no mês de agosto foram notificados 12.464 casos positivos e 171 óbitos.

Nesta quarta-feira (30) no Distrito Federal o  primeiro caso da nova variante, nomeada como Éris, foi identificado em um bebê de seis meses que ficou internado por três dias no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) com sintomas respiratórios. A criança recebeu alta após ser tratada. A nova variante também foi detectada no estado de São Paulo em uma mulher de 71 anos, a idosa relatou sintomas como febre, dor de cabeça, tosse e fadiga, ela também recebeu o tratamento adequado e recebeu alta.