Marta suplicy retorna ao PT após nove anos

A cerimônia de filiação será realizada às 18h, em São Paulo, e contará com a presença e o discurso do presidente Lula

A ex-prefeita Marta Suplicy retorna, nesta sexta-feira (02), aos quadros do PT após nove anos fora do partido, cujo período foi marcado por atritos e desencontros. A cerimônia de filiação será realizada às 18h, em São Paulo, e contará com a presença e o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

O petista foi responsável por articular a refiliação de Marta, que agora vai compor como vice na chapa do deputado federal Guilherme Boulos (Psol) para a Prefeitura de São Paulo. Além de Lula, outros nomes políticos do PT devem estar no evento. 

Entre eles estão a presidente nacional do partido, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), e os ministros da Fazenda, Fernando Haddad; do Trabalho, Luiz Marinho; e da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Boulos também vai marcar presença no evento, o PT espera receber cerca de 1 mil convidados. 

A chapa Boulos-Marta vai confrontar diretamente a do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), que tentará a reeleição. Lula já disse que a eleição deste ano na capital paulista será um embate entre ele e “a figura”, se referindo ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Os dois são opositores políticos e polarizaram as eleições de 2022 e o Brasil, quando o petista venceu no segundo turno. 

Nunes tem o apoio de Bolsonaro, e o ex-presidente confirmou, na quinta-feira (1º), sua indicação pelo coronel da Polícia Militar do Estado Ricardo Mello Araújo para disputar como vice. A volta de Marta ao PT, inclusive, deve ser explorada no embate pelo lado da chapa de Nunes. Isso porque a nova filiada compôs o atual governo da cidade de São Paulo.

 

Marta no governo Ricardo Nunes 

Marta foi secretária municipal de Relações Internacionais da gestão Nunes e deixou o cargo há menos de um mês, em 9 de janeiro. Na época, por meio de nota, a Secretaria Especial da Prefeitura de São Paulo informou que o prefeito chamou Marta na sede da administração municipal para que ela esclarecesse informações divulgadas na imprensa sobre sua intenção de concorrer como vice-prefeita na chapa de Boulos.

De acordo com o texto, a decisão de a secretária deixar suas funções na pasta foi tomada “em comum acordo”. Marta Suplicy divulgou uma carta direcionada a Ricardo Nunes em que agradeceu sua passagem pela Secretaria de Relações Internacionais desde janeiro de 2021.

No texto, ela justificou que o cenário político de São Paulo “prenuncia uma nova conjuntura”, diferente de quando foi convidada por Bruno Covas a compor sua gestão. “Como em outras passagens de minha vida pública, seguirei caminhos coerentes com minha trajetória, princípios e valores que nortearam toda minha vida pública e que proporcionaram construir o legado que me trouxe até aqui”, disse.