Manaus amanhece tomada por fumaça e moradores relatam dificuldade de respirar

Moradores da capital amazonense reclamaram da situação insalubre por meio das redes sociais

Na manhã desta quarta-feira (11), Manaus (AM)  foi coberta por uma fumaça densa de queimadas. Imagens publicadas por moradores da cidade, mostraram a paisagem da capital amazonense totalmente nebulosa. 

A capital registrou níveis alarmantes de poluentes no ar, se tornando o pior lugar do mundo para respirar. Internautas publicaram que a situação está insalubre e que estão acordando sufocados por causa do forte cheiro. 

As autoridades supõem que a origem das fumaças seja das queimadas. O Instituto Nacional de Pesquisas e Espaciais (Inep), estima que nos últimos dois dias, mais de 500 focos de incêndios irregulares foram registrados, representando cerca de 20% do Estado. 

No início de outubro, o governo federal deslocou 23 agentes do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), para Manaus. O objetivo é contribuir com o Corpo de Bombeiros no combate das queimadas. 

O Diário do Poder entrou em contato com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática para saber medidas que a pasta tomaria para resolver o problema e até o momento da publicação da reportagem não tivemos retorno. 

Reclamações dos moradores