Exoneração do António Costa será formalizada em dezembro

A exoneração do ex-primeiro-ministro de Portugal António Costa vai ser formalizada ainda em dezembro, após a aprovação do Orçamento do Estado em 29 de novembro

A exoneração do ex-primeiro-ministro de Portugal António Costa vai ser formalizada ainda em dezembro, após a aprovação do Orçamento do Estado em 29 de novembro. O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, após ter aceitado o pedido de demissão de Costa, nesta quinta-feira (09), vai dissolver o Parlamento do país, a Assembleia da República.

A decisão do presidente acontece após a Operação Influencer, que levou à detenção de cinco pessoas, entre os presos está o chefe de gabinete do ex-primeiro-ministro, Vítor Escária, que abriu uma crise política no país.

O caso acabou por implicar António Costa, após um comunicado da Procuradoria-Geral da República (PGR) dizer que “surgiu (…) o conhecimento do chamado por suspeitos do nome e da autoridade do primeiro-ministro e da sua intervenção para desbloquear procedimentos”. O ex-primeiro-ministro será investigado pelo Supremo Tribunal de Justiça.