Mendonça promete dedicação total aos casos Master e INSS durante recesso

Ministro do STF avalia que inquéritos seguem em estágio sensível e podem exigir medidas urgentes nas próximas semanas

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que parte de seu gabinete permaneça em atividade durante o recesso do Judiciário no mês de julho.

A decisão, tomada em meio aos desdobramentos das investigações que envolvem o Banco Master e supostas fraudes contra o INSS, visa garantir celeridade na análise de eventuais pedidos da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República (PGR) que possam surgir nesse período.

De acordo com assessores do ministro, à CNN, tanto ele quanto sua equipe estarão dedicados a examinar medidas urgentes encaminhadas ao Supremo, uma vez que os dois inquéritos têm evoluído com novas frentes de apuração.

Nas últimas semanas, a PF deflagrou novas etapas da investigação sobre o Master, alcançando diferentes núcleos políticos. Os desdobramentos mais recentes envolveram pedidos de quebra de sigilo e outras diligências contra parlamentares, incluindo o ex-líder do governo Lula no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).

Além do caso Master, Mendonça também é relator das investigações sobre fraudes bilionárias contra aposentados e pensionistas do INSS.

Os dois escândalos apresentam pontos de conexão, com dados obtidos no inquérito do Master sendo utilizados para subsidiar linhas de apuração da chamada CPMI do INSS.

Agora, também entra no radar do ministro a possibilidade de abrir investigação sobre os recursos enviados por Daniel Vorcaro que supostamente teriam sido usados para financiar o filme sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro, intitulado “Dark Horse”. O pedido já foi protocolado e aguarda análise.

A decisão de manter a equipe mobilizada durante o recesso reflete o entendimento de que ambos os inquéritos permanecem em estágio delicado e podem exigir providências judiciais nas próximas semanas.

O STF, por meio de seu regimento interno, permite que ministros adotem medidas urgentes mesmo no período de paralisação, e a organização prévia do gabinete busca assegurar que nenhuma diligência necessária fique sem resposta.

O recesso do Judiciário ocorre anualmente entre 1º e 31 de julho, com atendimento apenas para feitos urgentes.

 

Sair da versão mobile