GO: Cidade tem pico de covid e volta a obrigar uso de máscaras
Um drecreto publicado pela prefeitura tornou obrigatório o uso de máscaras faciais, álcool gel 70% e distanciamento social
A Prefeitura de Bom Jesus de Goiás, localizada às margens da BR-452 a 210km de Goiânia, publicou um decreto nesta quarta-feira (31) que torna obrigatório o uso de máscaras faciais, álcool gel 70% e distanciamento social em prédios públicos da cidade. O objetivo é conter a disseminação do vírus da Covid-19, que tem registrado um aumento de casos na região.
Na quarta-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou um boletim informativo com o número de casos ativos de Covid-19 na cidade, que totalizou 110. Além disso, duas pessoas que estavam internadas por causa da doença já receberam alta.
Em Goiás, o estado registrou 4.211 casos de Covid-19 em 2024, segundo o Mais Goiás. A terceira semana do ano registrou um pico de novos casos (1.635 registros), o que deu um aumento substancial no número de doentes, mas houve nova queda na semana seguinte.
Apesar do aumento registrado, os números não chegam nem perto de outros anos. Em 2023, por exemplo, até a quinta semana do ano (final de janeiro) havia 27.331, número mais de 500% maior, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde.
Em 2022, a terceira semana do ano registrou o maior pico da doença, com mais de 80 mil casos. No entanto, com o avanço da vacinação, as curvas do gráfico da doença em Goiás foram se tornando cada vez mais planas.
Atualmente, a incidência da doença em Goiás é de 60 casos por 100 mil habitantes. Além disso, há 18 óbitos registrados, sendo sete homens e oito mulheres, dos quais sete acima dos 80 anos.