Câmara homenageia Moraes, Vini Jr. e Zema

A condecoração é concedida pela Câmara dos Deputados a pessoas ou instituições que prestaram serviços relevantes ao Brasil

A Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (7) uma sessão solene para a entrega da Medalha do Mérito Legislativo 2023. Trinta e sete homenageados receberam a condecoração, incluindo o atacante do Real Madrid, Vinícius Júnior, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

A condecoração existe desde 1983 e é concedida pela Câmara dos Deputados a pessoas ou instituições que prestaram serviços relevantes ao Brasil. A cerimônia ocorreu no Plenário da Câmara, às 10h, e incluiu a entrega da medalha e de um diploma de menção honrosa aos homenageados. As indicações são feitas pelos líderes partidários e integrantes da Mesa Diretora da Casa.

Além dos mencionados, também foram homenageados os ministros do STF, André Mendonça e Gilmar Mendes, e, em memória, a líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em 2023.

O jogador Vinicius Junior, no entanto, não pôde comparecer à cerimônia, pois está treinando em Madri para a partida contra o Girona, vice-líder do Campeonato Espanhol. Em 2023, Vini Jr. denunciou ataques racistas em estádios espanhóis e cobrou punição aos autores. No mesmo ano, foi sancionada no Rio de Janeiro a Lei Vini Jr., que visa combater o racismo nos estádios. O atleta será condecorado nesta quarta-feira por sua luta contra o racismo.