BNDES libera R$1,3 bilhão para obras do Rodoanel

O trecho norte do Rodoanel (SP-21) é crucial para completar a conexão entre as principais rodovias que chegam à capital paulista

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou R$ 1,35 bilhão para financiar a construção do trecho norte do Rodoanel, em São Paulo. Essa liberação de recursos foi anunciada nesta sexta-feira (2) durante o evento de apresentação das obras do túnel Santos-Guarujá, no litoral paulista.  

O trecho norte do Rodoanel (SP-21) é crucial para completar a conexão entre as principais rodovias que chegam à capital paulista.  

O BNDES investiu R$ 1,35 bilhão como parte do financiamento público para a parceria público-privada (PPP) com a concessionária Rodoanel Norte SPE S.A., no estado de São Paulo. A concessionária é uma sociedade de propósito específico (SPE) criada pela Via Appia FIP Infraestrutura, que venceu o leilão para a concessão do trecho norte. O governo paulista contribui com um total de R$ 1,5 bilhão para as obras. 

Mercadante ressaltou a importância do projeto rodoviário que circunda a cidade de São Paulo: “O trecho norte do Rodoanel é um projeto prioritário, que inclusive está em processo de inclusão no Novo Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal”, afirmou o presidente do BNDES citando o “Novo PAC”. 

O projeto contempla a construção de uma pista dupla, com um canteiro central que separa as duas vias e controle total de acesso. Essa configuração segue o mesmo padrão adotado nos trechos já em operação (oeste, sul e leste).  

A extensão total da nova via será de 19,7 km, com 4 faixas em parte desse percurso e 3 faixas em outra parte. A velocidade máxima permitida nesse trecho será de 120 km/h, enquanto nos demais trechos a velocidade limite é de 100 km/h. 

O trecho também contará com 14 túneis, totalizando 12 km de extensão (aproximadamente ¼ do comprimento total da rodovia). Também estão previstas 60 OAEs (obras de arte especiais). O contrato da PPP (Parceria Público-Privada) inclui uma série de medidas para mitigação do impacto ambiental, como a construção de 14 passagens de fauna e 46 caixas para produtos perigosos. 

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