Único prefeito do MST eleito diz que vai ficar em assentamento

O petista foi eleito como prefeito em Passos Maia (SC), cidade que fica a cerca de 481,8 km da capital catarinense, Florianópolis

Nei Nervis (PT), único integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que venceu uma disputa para a prefeitura em 2024, afirma que não vai deixar o assentamento onde vive.

Atualmente, o petista é presidente da Câmara dos Vereadores em Passos Maia (SC), cidade que fica a cerca de 481,8 km da capital catarinense, Florianópolis, e o mesmo município onde foi eleito como prefeito.

A cidade possui uma Secretaria de Reforma Agrária que, sob a nova gestão, foca na regularização da documentação dos assentados, beneficiando cerca de 500 famílias.

O novo prefeito planeja levar essa documentação ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para emissão dos Contratos de Concessão de Uso (CCU) e das escrituras dos terrenos. Nei afirma que vai continuar no assentamento Sapateiro, mesmo após assumir a prefeitura.

O político também menciona que a cidade se beneficiará com a mecanização do trabalho agrícola.

“A gente se criou dentro do MST, em barracos de acampamentos e assentamentos. Trabalhamos primeiro com enxada e foice, depois com animais, cavalo, bois. Depois foi carvão, passamos para gado leiteiro. Depois de muitos anos que a gente começou a poder comprar algumas máquinas. Hoje a gente tem um parque de máquinas”, afirmou em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.