SP: governo anuncia crédito para agricultores atingidos por chuvas no sul do estado

A ação tem como pauta envolver todos os agricultores afetados e tentar minimizar os danos causados às propriedades

O governo de São Paulo liberou uma linha de crédito de emergência de R$2 milhões para os agricultores afetados pelas intensas chuvas no Vale do Ribeira, no sul do estado.

“Esta linha de crédito é para apoiar os agricultores que estão sendo prejudicados pelas chuvas intensas e sofrendo perdas nas plantações. Estamos agindo e trabalhando para fornecer seguro rural junto às seguradoras”, afirmou o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.

A linha de crédito, oferecida pelo FEAP (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista), terá juros subsidiados. Segundo o governo, a ação tem como pauta envolver todos os agricultores afetados e tentar minimizar os danos causados às propriedades.

Além disso, foi aprovado o envio de equipamentos agrícolas no valor de R$1 milhão, incluindo tratores e maquinário, para cinco municípios da região, com o objetivo de ajudar na recuperação do solo e das propriedades.

Chuvas intensas:

Devido as fortes chuvas na região, o Rio Ribeira de Iguape, em São Paulo, subiu oito metros acima da média devido às fortes chuvas que atingiram a região. A cidade de Ribeira declarou estado de calamidade pública por 90 dias. Cerca de 60 famílias estão desabrigadas e outras 400 estão isoladas em áreas rurais.

Várias ruas ficaram alagadas devido à cheia do rio, e cerca de 30 pessoas foram retiradas de suas casas no bairro Guararema. As famílias desabrigadas foram levadas para o Fundo Social do Município e para o Ginásio de Esportes.

O Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (Saip) registrou que o rio atingiu 8,67 metros acima do nível normal em Ribeira. Outras cidades também foram afetadas, incluindo Barra do Turvo, Eldorado, Iporanga, Sete Barras, Registro, Jacupiranga e Juquiá.